Tipos de Hormônios, Suas Respectivas Funções e como são Produzidos

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (2 votes cast)

Tipos de Hormônios, Suas Respectivas Funções e como são Produzidos

1. Hormônio do Crescimento

O Hormônio do Crescimento ou ainda conhecido como GH é liberado pela adeno hipófise atuando no crescimento do osso em uma calcificação denominada endocondral.

O GH trabalha no disco epifisário estimulando os condroblastos que estão entre epífise e metáfise produza cartilagem distanciando cada vez mais a epífise do osso da sua diáfise. O crescimento lateral dos ossos ocorre devido á lesões no periósteo onde os osteócitos são empurrados pelos osteoblastos aumentando seu tamanho lateralmente.

Existe um hormônio de crescimento que é semelhante a insulina que irá colocar proteínas denominado IGF-1.

Além de tudo já citado, o GH aumenta a utilização de ácidos graxos pelo corpo reduzindo a utilização então da glicose. Ocorre então a queima de gorduras, porém deve-se saber de dois problemas: Formação de corpos cetônicos que são pequenas moléculas de ácidos graxos que pode ser excretado pelos rins, mas acidifica o sangue podendo gerar lesão nos rins e exaustão das suas atividades.

Ainda gera hipercalcemia, grande nível de glicose no sangue e também grande quantidade de gordura nos vasos sanguíneos.

GH é estimulado através do jejum, hipoproteinemia, hipoglicemia, hipolipidemia, excitação, traumas e durante as duas primeiras horas do sono. Sua deficiência gera o popular nanismo e seu excesso gera gigantismo, acromegalia e diabetes de melito.

2. Hormônio Adrenocorticotrófico

Conhecido como ACTH, esse hormônio atua sobre a cortical da adrenal, sendo produzido pela hipófise.

O ACTH faz com que cada camada da Cortical da Adrenal produza seu respectivo hormônio. Começamos com a camada Glomerular que produz os mineralocorticoides ou Aldosterona como é conhecido que trabalha com o equilíbrio de líquidos dentro dos vasos e também com a concentração de íons de sódio e potássio.

Atua nos túbulos contorcidos distais dos néfrons reabsorvendo sódio e secretando potássio. Ainda estimula a secreção do ADH. A regulação da Aldosterona pode se dar através de estímulos humorais sendo um feedback negativo, ou ainda através de um estimulo hormonal.

A próxima camada da Cortical da Adrenal é a fasciculada que irá produzir Cortisol também chamado de Glicocorticoides. Para essa produção de Cortisol ocorre um estimulo humoral e também hormonal.

As funções desse cortisol são diversas, veremos algumas delas:

  • Inibição da liberação de ocitocinas;
  • Estimulação para a liberação de Dopamina e Serotonina;
  • Inibição de células inflamatórias;
  • Redução da utilização de glicose pelas células e com isso começa a se utilizar lipídios e proteínas para essa função;
  • Protege a membrana celular, tirando esses lipídios para a produção de energia da musculatura estriada esquelética;
  • Estimulação dos osteoclastos;
  • Inibição dos osteoblastos;
  • Diminuição da síntese de colágeno, aumentando o tempo de cicatrização.

O excesso de Cortisol geral aumento da pressão arterial, retenção de líquidos, inibição do ACTH gerando atrofiamento do córtex da adrenal impedindo a produção natural de cortisol, diminuição de células de defesa, fechamento das fenestras dos vasos e por último ocorre a estimulação da área da fome.

Por último a camada reticulada da Adrenal irá produzir hormônios sexuais

3. Hormônio estimulador da Tireóide

No Hipotálamo é liberado TRH que faz a Hipófise liberar TSH que irá estimular a tireóide a produzir seus hormônios. Primeiramente a tireóide é organizada em vesículas com um substrato rosa denominado Tiroglobulina que será precursor do triiodotironina (T3) e do tiroxina (T4). O T3 é produzido pouco, pois o T4 será convertido na corrente sanguínea para T3.

Ambos os hormônios irão aumentar o metabolismo basal celular, podemos perceber sua função com o aumento da temperatura corporal, aumento da atividade muscular, menor deposição de lipídios e mobilização de tecido adiposo para a formação de energia.

A tireóide produz ainda um terceiro hormônio que não é estimulado pelo TSH, chamado Calcitonina, produzido e liberado pela Tireóide através de um estimulo humoral.

Quando a pouca concentração de cálcio nas células, a Calcitonina será produzida e liberada para retiras Cálcio do sangue e enviar ás células.

4. Hormônio Produzido pela Paratireoide

A Paratireoide produz um hormônio denominado PTH ou Paratormônio que fará o contrário da Calcitonina, ele irá retirar Cálcio das células e enviar para o sangue quando for necessário.

Para realizar essa função é utilizado Vitamina D, outro hormônio formado a partir de colesterol sintetizado no próprio individuo em órgãos como pele, fígado e rins.

A vitamina D é encontrada na pele como Pró – vitamina D, através de raios solares é convertido em pré – vitamina D caindo na corrente sanguínea atingindo fígado e rins recebendo uma molécula de água e colesterol, transformando em vitamina D3. Essa vitamina D3 se ligará ao receptor das células abrindo canais, e através de uma difusão facilitada ocorrerá a absorção de cálcio pelas vilosidades intestinais.

Resumindo então, o PTH irá retirar cálcio das células e a Vitamina D irá fazer esse cálcio ser absorvido através das vilosidades intestinais, ficando então concentrado no sangue.

5. Hormônios produzidos pelo Pâncreas

O Pâncreas possui células onde cada qual irá produzir respectivos hormônios. Essas células ficam localizadas nas Ilhotas de Langherans, que é a parte endócrina do Pâncreas. A Parte exócrina são os Ácinos que irão produzir o suco Pancreático.

Células α → Produz Glucagon → Retira glicose das células quando estiver em falta no sangue, e então o envia para lá.

Células β → Produz Insulina → Retira glicose do sangue e envia para células, abrindo canais para que a glicose possa entrar.

Células Δ → Produz Somatostatina → Faz a regulação dos hormônios citados acima.

Veremos com maior detalhe funções e demais particularidade da insulina e glucagon em matérias adiante.

6. Hormônios Sexuais

Os hormônios sexuais são a Testosterona dos machos, produzido pelas células de Leyding encontrada nos testículos. Responsável pelas características masculinas. Sua síntese acontece através do LH liberado pela Adeno hipófise.

Já no sexo masculino encontramos o estrógeno que nada mais é que os esteroides produzidos pelas células foliculares que terá como função de inibir o FSH liberado pela hipófise que fará o desenvolvimento do folículo ovariano.

Dando continuidade a hipófise produz o LH, que agora no sexo feminino irá maturar o folículo para que ele libere o ovócito já pronto para ser fecundado na ampola uterina. Com a liberação do ovócito o que resta agora são as células foliculares que passam a se chamar de corpo lúteo que agora produz progesterona que terá como função a manutenção da gestação caso esta ocorra. Se não houver fecundação, o corpo lúteo será destruído pelo PGF2 – α que é um hormônio luteolítico, que a fêmea volta a entrar no cio no caso de animais ou volta o período de menstruação caso seja mulher.

Hormônio do Crescimento

Segue anexo uma vídeo aula preparatória de vestibular, porém com informações que complementam ou até mesmo esclarece o assunto abordado nesta matéria!

Sistema endócrino

Tipos de Hormônios, Suas Respectivas Funções e como são Produzidos, 5.0 out of 5 based on 2 ratings
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (2 votes cast)
Mais algumas matérias relacionadas com Tipos de Hormônios, Suas Respectivas Funções e como são Produzidos
      Fisiologia do Sistema EndócrinoFisiologia do Sistema Endócrino

      O Sistema Endócrino é composto por glândulas endócrinas como a Hipófise, fígado, pâncreas, tireóide, paratireoide, etc. Que irão produzir substâncias que cairão na corrente sanguínea e terão ação em um...

      Fisiologia da Pressão ArterialFisiologia da Pressão Arterial

      Pressão Arterial nada mais é que a força de contração do ventrículo esquerdo contra a resistência dos vasos periféricos. E aqui iremos aprender como tudo ocorre. Tomemos como exemplo a...

      Histologia do Trato Reprodutor FemininoHistologia do Trato Reprodutor Feminino

      O aparelho reprodutor feminino é dividido em duas porções: Genitália Externa, e Genitália Interna. Compondo a Genitália externa encontramos os lábios que tem como função proteção, o Clitóris com função de...

Deixe Um Comentario para a matéria Tipos de Hormônios, Suas Respectivas Funções e como são Produzidos

Nenhum Comentario para Tipos de Hormônios, Suas Respectivas Funções e como são Produzidos